Na abordagem utilizada no catálogo refere-se a produtos com o significado quer de produtos quer de serviços. Em regra qualquer produto efectua um serviço, assim um produto pode ser material ou imaterial e a função que exerce é o seu serviço
Produtos ecológicos versus produtos sustentáveis
O desempenho de um produto na dimensão ambiental é usualmente designado por ecológico. Para ser um produto sustentável tem que considerar para além da dimensão ambiental (em sentido estrito, isto é ecológico) a dimensão social e económica.
Assentam no conceito de ciclo de vida
Quer os produtos ecológicos, quer os produtos sustentáveis, tem impactes positivos e negativos na extracção das matérias primas, na produção, na montagem em obra, na utilização, no seu fim de vida, bem com no transporte nas várias etapas.
Assim se os produtos tem os efeitos nas várias fases os seus impactes, desempenho deve ser considerado não apenas numa fase especifica mas ao longo do seu ciclo de vida.
O que são produtos e serviços sustentáveis?
Produtos e serviços com um bom desempenho económico, ambiental, social, cultural e espacial podem ser caracterizados como sustentáveis, podendo assumir diferentes níveis de preocupação e de procura ambiental.
Para serem produtos sustentáveis assume-se como base a lógica estruturante de serem produtos com bom desempenho ecológico no seu ciclo de vida, que dispõem de um nível equilibrado económico e social.
Produtos sustentáveis e produtos que procuram a sustentabilidade?
A sustentabilidade, na perspectiva de desenvolvimento sustentável, significa que se tem bom desempenho em várias dimensões e em cada uma delas em vários parâmetros. Para ser sustentável significa que procura atingir um equilíbrio ou seja que será difícil assumir que existe apenas duas situações ou é sustentável ou não é.
Nesse sentido considera-se que é mais correcto indicar não que os produtos são sustentáveis, mas que os produtos procuram contribuir para a sustentabilidade, sendo possível definir qual é o grau dessa contribuição e procura.
Essa é a perspectiva assumida pelo LiderA ao considerar a procura da sustentabilidade dos produtos que se podem classificar desde classes em que essa procura é reduzida ou não existe (G e E) até classes progressivas onde se vai assumindo essa procura (C, B, A, A+ e A++).