Esta segunda fase, concluida em Setembro (Lote 7) e Novembro (Lote 8) de 2006, representa a participação portuguesa no Projecto SHE (Sustainable Housing in Europe) e surge na sequência da candidatura desta fase a esse mesmo Projecto. O Projecto SHE é um projecto- piloto desenvolvido a nível europeu, co-financiado pela UE, incluindo-se no Eixo nº 4 - Cidades do Futuro e Herança Cultural, do 5º Programa Quadro de Investigação: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O Projecto teve como objectivo demonstrar a viabilidade da Habitação Sustentável do ponto de vista económico, ambiental, social e cultural, utilizando, para tal, construções cooperativas europeias. O Projecto foi desenvolvido em parceria pela NORBICETA - União das Cooperativas de Construção, U.C.R.L., pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica, U.C.R.L.. Desta forma, será possível efectuar uma análise comparativa, o que efectivamente poderá evidenciar a importância da aplicação de medidas de sustentabilidade na construção, relativamente aos aspectos ambientais, económicos e sociais envolvidos.
No caso deste empreendimento, verificou-se uma aposta clara na adopção de medidas sustentáveis de baixo custo, aplicadas na regeneração de uma antiga fábrica de curtumes. Neste caso, importa salientar a adopção de medidas bioclimáticas, o aproveitamento de águas freáticas e a adopção de sistemas múltiplos de aproveitamento de águas, como medidas que contribuíram para alcançar um bom desempenho ambiental.
NORBICETA - União das cooperativas de Habitação, Ucrl
Rua Godinho Faria, 112, 4465-149 São Mamede de Infesta
+351 229 059 286
Fax: +351 229 017 410
GPS: 41.192310,-8.611471
O Conjunto residencial da Ponte da Pedra, promovido pela NORBICETA - União de Cooperativas de Habitação, U.C.R.L., situada em Matosinhos, substitui uma zona industrial degradada, valorizando o local de implantação, na medida em que, para além da operação habitacional, se procedeu a uma acção de regeneração ambiental e urbana. Este Conjunto Residencial é constituído por uma primeira fase, a qual conta com 6 blocos, os quais contemplam 150 habitações, um equipamento educativo e cultural a norte do novo arruamento e um equipamento desportivo a meio da área habitacional.
A segunda fase do Empreendimento, constituída por 2 blocos (Bloco 7 e Bloco 8 - 101 habitações, tipologia T2 e T3), prevê ainda a criação de um equipamento infantil, parque público e espelho de água, peça escultórica, com zonas ajardinadas e vias pedonais em todo o Empreendimento.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 4), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum)