A "Casa+ Sustentável" teve na sua génese a necessidade de conceber um edifício exemplar que evidenciasse, de forma clara, um comportamento significativamente superior à prática comum no que se refere às questões da sustentabilidade, devendo ser um objecto demonstrativo das tecnologias e práticas nela aplicadas. Entendendo-se que constituirá um projecto de referência, em termos de comportamento ambiental.
Em simultâneo, considera-se que este edifício incluirá um conjunto de valências de alto valor acrescentado, segundo as questões sustentáveis. Esta Casa deverá ter uma produção de carbono quase nula; com uma classificação energética, certificação ambiental e avaliação dos níveis de desempenho, iguais ou superiores à classe A+, em que se apresentam tecnologias e práticas de referência, no que diz respeito à construção de paredes, de envidraçados a aplicar, de sistemas de aquecimento, de arrefecimento e de iluminação, assumindo-se como um edifício demonstrativo de elevado desempenho.
Este projecto aposta na optimização da implantação, na incorporação de espécies arbóreas adaptadas e autóctones, na interligação de habitats, na boa integração paisagística e na produção alimentar de ervas aromáticas. Nos recursos aposta-se no uso de energias renováveis, na arquitectura bioclimática, e na escolha de materiais de elevada durabilidade, locais e de baixo impacto. Pretende-se simultaneamente que o projecto garanta elevados níveis de conforto ambiental e aposte simultanemanete nas vivências socioeconómicas.
AMES + Planbelas + Parceiros
Este projecto da Casa + Sustentável tem como principais impulsionadores a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) e a Planbelas Sociedade Imobiliária S.A., com a colaboração do LiderA - Sistema voluntário para a sustentabilidade de ambientes construídos, da ADENE - Agência para a Energia, do atelier Capinha Lopes & Associados, Sociedade de Arquitectura Lda, do SMAS Sintra - Serviços Municipalizados de água e Saneamento de Sintra, do Grupo GCI, da Concreto Plano Construções S.A., e da Projecto Uno – Projectos, Urbanizações e Construção Lda
O projecto da "Casa+ Sustentável" irá localizar-se no Belas Clube de Campo, nas imediações do Clubinho. A Casa foi planeada como um espaço flexível, podendo albergar e variar entre usos, desde os residenciais, aos educativos e empresariais, no sentido em que o objecto da casa em si, pretende ser um exemplo sustentável de habitação, cuja arquitectura se identifica com o tipo de construção presente no Belas Clube de Campo, mas que possa acolher também no mesmo espaço um atelier de energia, mais vocacionado para o ensino e para a partilha e exposição de ideias.
Esta Casa enquadra portanto as seguintes valências e, consequentemente, consagra espaços para as seguintes funções: cozinha, sala de estar e jantar, que será um espaço polivalente para actividades temporárias, dois quartos (um dos quais poderá ser usado como espaço polivalente), instalações sanitárias independentes (feminino e masculino) e uma cave que albergará todos os sistemas e equipamentos do edifício. Pretende-se que a "Casa+ Sustentável" esteja terminada e disponivél para ser utilizada em 2012.
Este projecto tem como principais impulsionadores a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) e a Planbelas Sociedade Imobiliária S.A., com a colaboração do LiderA - Sistema voluntário para a sustentabilidade de ambientes construídos, da ADENE - Agência para a Energia, do atelier Capinha Lopes & Associados, Sociedade de Arquitectura Lda, do SMAS Sintra - Serviços Municipalizados de água e Saneamento de Sintra, do Grupo GCI, da Concreto Plano Construções S.A., e da Projecto Uno – Projectos, Urbanizações e Construção Lda.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 24), tendo atingindo a Classe A+ (desempenho ambiental cerca de 75% superior à prática comum).