O empreendimento foi concebido de forma a responder às exigências de conforto e de qualidade dos futuros utilizadores. Em termos de integração local, o projecto de arquitectura contribuiu para a integração paisagística do edifício com a envolvente construída. O edifício integrou estratégias sustentáveis e bioclimáticas com o objectivo de poupar recursos naturais, como a energia e a água. A durabilidade dos materiais utilizados, a adopção de medidas de controlo do ruído, a garantia das exigências de conforto e de qualidade, e a aposta no acesso ao transporte público contribuíram simultaneamente para o desempenho ambiental atingido.
Orey Reabilitação Urbana
R. Carlos Alberto da Mota Pinto, Nº17, 6ºA, 1070 -313 Lisboa
O empreendimento Janelas de Belém consiste numa reabilitação e ampliação de um edifício pré-existente que se situa na Rua Calçada do Galvão nº39, freguesia de Belém. O projecto foi proposto pela Orey Reabilitação Urbana, entidade privada, com o fim de responder a um programa de habitação colectiva de pequena escala.
O edifício é constituído por 6 pisos, dos quais os últimos 2 pisos fazem parte da ampliação. Este edifício é constituído por três fracções: um duplex que se distribui pelo piso térreo e 1º piso e que corresponde a uma tipologia T6+2; e mais duas fracções iguais, de tipologia T4+1, que se situam na zona ampliada, no 2º e 3º pisos.
Foi avaliado pelo LiderA (Certificado nº 17), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum).