Desde 1994 que, graças à perspectiva ambiental do seu promotor, a Família Bachmeier, sendo agora propriedade da empresa Mestressa, foi dado grande valor ao ambiente, o que se manifesta não só nas medidas ambientais (Energia, Resíduos, Água e Efluentes, Qualidade do Ar Interior e Ambiente Sonoro, Impacte Paisagístico), como na Formação Ambiental de todos os intervenientes, com especial destaque para a sensibilização aos hóspedes.
Actualmente, dispõe de mais de 24 prémios e 3 certificados ambientais, dos quais 8 Umweltchampion da World of TUI. Dispõe de certificações NP EN ISO14001 desde Julho de 2002, seguindo-se o ECOHOTEL em Maio de 2003 e o European Ecolabel.
Refúgio do Atlântico - Exploração Hoteleira e Turística, S.A.
O Hotel Jardim Atlântico localiza-se na encosta sudoeste da Ilha da Madeira, nos Prazeres, na Calheta e começou a ser construído em 1991 e finalizado em 1993. É constituído por 61 apartamentos T0, T1 e T2 e 8 bungalows T1, a sua forma é irregular, com uma construção adaptada à topografia do terreno, de forma a aproveitar as condições naturais da envolvente.
O Hotel encontra-se integrado numa área verdejante natural, 480 m acima do Oceano Atlântico e com vista privilegiada sobre as vilas piscatórias do Paúl do Mar e Jardim do Mar, sobre os "poios" (socalcos) e sobre as montanhas do Parque Natural da Madeira (a 2 km), oferecendo para além do alojamento e da vista, passeios a pé e visitas a uma quinta pedagógica.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 1), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum).