As estratégias relacionadas com a gestão de águas no local, o uso de materiais locais e reciclados e a orientação dos edifícios maioritariamente Norte/Sul, o aproveitamento da vegetação como forma de sombreamento, os percursos pedonais criados de acesso seguros e adequados e com distâncias adequadas, assumem-se como elementos fundamentais para o bom desempenho ambiental do projecto.
APRIGIUS, Companhia de investimentos Imobiliários Comerciais, S.A.
Rua do Castilho, 44 6, 1250 -071 Lisboa
+351 233 407 060
Situado num contexto profundamente marcado pela paisagem cultural do montado e das culturas extensivas cerealíferas, pontuadas por vinhas e olivais mais ou menos extensos, o Plano da Herdade dos Gagos e Xerês vem estabelecer os pressupostos de base para uma intervenção turística que visa não apenas a fruição por parte dos futuros utentes mas também a valorização dos sistemas naturais, culturais e paisagísticos.
Estes aspectos são importantes para a valorização ambiental e territorial do Plano. Por outro lado, a presença do plano de água é tida neste contexto territorial e de plano de pormenor como uma presença estrutural de enorme valor cénico e paisagístico.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 10), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum).
Ambientes construídos » Outros Ambientes Construídos