Trata-se de um edifício com preocupações bioclimáticas, que se materializam através de atitudes sustentáveis activas e passivas, abordadas no projecto de execução. Destacam-se algumas medidas que visam obter uma harmonia arquitectónica e de integração local, tais como a utilização de materiais locais e muros de gabião na zona limite do projecto. No projecto assegurou-se a existência de grandes áreas permeáveis, bem como a escolha de espécies autóctones que irão contribuir para a integração paisagística.
O Centro Escolar de Alcanede localiza-se numa zona de expansão dessa vila, no concelho de Santarém. O projecto definido para o local apresenta 2746 m² de área de implantação, e insere-se num terreno com 8470 m² com boa acessibilidade e exposição solar. O edificado previsto organiza-se em dois blocos que se intersectam, sendo que o maior tem dois pisos e o restante, que se encontra do lado Este, possui apenas piso térreo.
É constituído essencialmente por salas de aula, zonas administrativas, salas polivalentes, cozinha e refeitório, estando os espaços principais do edifício orientados a Sul e as zonas de circulação, acessos verticais e instalações sanitárias a Norte. No espaço exterior do lote existirão zonas verdes, um campo de jogos polivalente e um parqueamento com 32 lugares.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 8), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum).