Trata-se de um edifício com preocupações bioclimáticas, que se materializam através de atitudes sustentáveis activas e passivas, abordadas no projecto de execução. Destacam-se algumas medidas que visam obter uma harmonia arquitectónica e de integração local, tais como a utilização de materiais locais e muros de gabião na zona limite do projecto. No projecto, assegurou-se ainda a existência de grandes áreas permeáveis, bem como a escolha de espécies autóctones que irão contribuir para a integração paisagística.
O Centro Escolar do Jardim de Baixo vai localizar-se dentro do Perímetro Urbano de Santarém, numa zona de fraca expansão habitacional. O projecto definido para o local apresenta 2.685 m² de área de implantação, e insere-se num terreno com 17.114 m² com declive orientado a nascente/poente e com um bom nível de acessibilidade que o terreno oferece.
Este equipamento de ensino é constituído por três volumes, em dois dos quais estão inseridos o Jardim de Infância e o 1º Ciclo respectivamente. O terceiro volume corresponde à zona de entrada, de serviços e de outros espaços comuns e faz a interligação entre os dois primeiros volumes. O espaço destinado ao Jardim de Infância, com apenas um piso, engloba quatro salas de aula com uma capacidade de 100 crianças. Na zona do 1º Ciclo existem oito salas de aula, para um total de 200 crianças.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 12), tendo atingindo a Classe A (desempenho ambiental cerca de 50% superior à prática comum).