Localizada na Inverneira de Podre (a 4 Km de Castro Laboreiro), agora semi-abandonada e muito próxima de um denso carvalhal onde se pode encontrar o mais antigo carvalho da região, a ECP apresenta características de construção sustentável. Equipada com painéis solares e aquecida com biomassa, a adaptação/reconstrução do edifício obedeceu a critérios determinantes para uma certificação ambiental.
O edifício foi recuperado de forma a manter a área de implantação conforme o PDM mas a cobertura foi levantada um metro para dar lugar a um meio-piso onde se criou uma camarata. O piso térreo comporta 2 quartos, uma casa de banho e uma kitchenete. Foi ainda criado um pequeno laboratório. No piso superior encontramos a sala de aula e ainda uma sala de estar e casa de banho. No anexo foi instalada a maquinaria para o sistema de aquecimento de águas domésticas e piso radiante. Na camarata encontram-se 6 camas e o espaço de biblioteca.
Henrique Miguel Leite de Freitas Pereira
Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal
A Estação de Campo da Peneda (ECP) veio colmatar uma necessidade que persistia na área do Parque Nacional da Peneda - Gerês. Sendo o único Parque Nacional português, esta área protegida tem sido alvo de vários estudos de ecologia. A partir de agora grupos de alunos e professores de ecologia podem usufruir de instalações dignas para fazer o trabalho de campo e ainda para realizar encontros nacionais e internacionais sobre comportamento animal e conservação da natureza. Assim a ECP oferece uma sala de aulas e acomodações para um grupo de 12 a 16 participantes num edifício de pedra restaurado com condições de conforto moderno e tecnologia de ponta.
Foi avaliado pelo LiderA (certificação nº 6), tendo atingindo a Classe A+ (desempenho ambiental cerca de 75% superior à prática comum).